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7 regras de limpeza para consultórios




















Estabelecimentos de saúde devem ser exemplo de muitas coisas, uma delas é a higiene. A limpeza para consultórios e clínicas deve seguir determinações de órgãos públicos e fazer uso do bom senso. Ela deve fazer parte não só da estrutura do consultório, mas também dos procedimentos de saúde ali exercidos.

1- Itens obrigatórios de higiene

De acordo com a Vigilância Sanitária, os materiais de limpeza são fundamentais em clínicas e consultórios. Veja quais itens não podem faltar:


-sabão líquido, preferivelmente germicida, que tenha um mecanismo dispensador que impeça o refluxo do sabão;

-papel toalha, pois a utilização de toalhas de pano é proibida;

-pote com tampa, com algodão cortado e seco, para limpeza de equipamentos;

-dispensador com álcool a 70%, para a limpeza das mãos e equipamentos.


2- Limpeza de balcões e equipamentos

Existe uma maneira certa de limpar os balcões e equipamentos de clínicas e consultórios médicos. Esses itens devem ser desinfetados com álcool 70% sob fricção e hipoclorito de sódio a 1%.


3- Não realize varredura a seco

Uma das principais regras de limpeza para consultórios é não realizar a varredura a seco, pelo menos não em um primeiro momento. Esse cuidado é tomado para evitar a presença de partículas de poeira em suspensão. O mais indicado é colocar um pano úmido na vassoura e varrer a superfície normalmente.


4- Limpeza dos armários e outros materiais

Os armários devem ser lisos, impermeáveis e, de preferência, de cor clara. Isso facilita a desinfecção e a visualizações de sujidades.

Todo material utilizado deve ser limpo e desinfetado com solução de hipoclorito de sódio, com exceção de materiais com metal. Além disso, todas as áreas do consultório ou da clínica precisam estar em condições perfeitas de organização e limpeza.


5- Uso obrigatório dos EPIs

A limpeza para consultórios deve ser impecável aos olhos dos profissionais de saúde e dos pacientes. Em contrapartida, também deve ser um prática segura para quem a executa, ou seja, os profissionais da limpeza.

Os funcionários devem utilizar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) no momento da limpeza. Sendo assim, a administração dos consultórios e clínicas deve disponibilizar todos os materiais necessários: avental, luva, máscara, óculos, entre outros.


6- Produtos de limpeza certificados

Todos os desinfetantes e antissépticos utilizados na limpeza para consultórios e clínicas devem ter o aval do Ministério da Saúde. Além disso, os produtos e medicamentos utilizados precisam ser registrados pelo mesmo órgão.


7- Coleta de lixo diferenciada

A coleta de lixo dos ambientes de saúde deverá ser realizada em momentos diferentes da coleta de lixo comum. Essa é uma norma de limpeza para consultórios e clínicas determinada na Legislação Municipal.


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