top of page
  • Foto do escritorBL Marketing de resultado

Perguntas e respostas sobre terceirização de serviços





















A terceirização é uma forma de contratar uma força de trabalho com grande potencial. O vínculo empregatício é entre o trabalhador e o prestador de serviço, não diretamente com o contratado, e proporciona praticidade e agilidade aos processos da empresa.

Separamos algumas dúvidas mais frequentes sobre a terceirização de serviços. São elas:


1- Posso dirigir o trabalho dos terceirizados de forma independente?

Não. A prestadora de serviços é quem remunera e dirige as atividades dos trabalhadores terceirizados. O tipo de trabalho a ser desenvolvido, tarefas, prazos e projetos devem ser estipulados no contrato de prestação de serviços e acompanhados pelos gestores responsáveis.


2- Posso contratar terceirizados para qualquer atividade dentro da empresa?

Sim. Os terceirizados podem trabalhar tanto em tarefas que fazem parte do negócio principal, quanto naquelas que servem como apoio à rotina de uma empresa.


3- O terceirizado é registrado na minha empresa?

Não. O vínculo empregatício, ou seja, o registro na carteira de trabalho, a remuneração e o poder diretivo são obrigações da prestadora do serviço. Por isso é muito importante que, antes de assinar o contrato de prestação de serviços, você verifique a idoneidade da prestadora, se atua seguindo a legislação trabalhista, com os empregados devidamente registrados.


4- Terceirização é o mesmo que trabalho temporário?

Não. São modalidades de contratação diferentes e cada uma segue legislação própria. O contrato de trabalho do empregado terceirizado é regido pela CLT, seguindo as determinações da categoria da empresa prestadora.


A lei da terceirização não especifica prazo mínimo, máximo, determinado, limitado ou variável para a prestação de serviços. A contratação de um temporário tem seu prazo condicionado à existência do motivo justificador, limitado a 180 dias e sua contratação só pode ser feita por intermédio de uma Agência de Trabalho Temporário.


O objetivo da lei da terceirização é movimentar o mercado de trabalho e aumentar a competitividade dos negócios, formalizando e regularizando os contratos celebrados entre contratantes e prestadoras e abrindo novas oportunidades para os trabalhadores.


Portanto, a terceirização pode gerar diversas vantagens quando é usada dentro da estratégia de negócio das empresas. A Atual Administração pode terceirizar parte de suas atividades como limpeza, zeladoria, sanitização, portaria e vigia para as empresas tornarem seus processos mais eficientes e competitivos, agregando competência e qualidade técnica para suas entregas e etapas de produção.

31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page